TeamAlana

TeamAlana

História Mushing

HISTORIA


Os cães de trenó coexistem e colaboram com o homem desde há milhares de anos como foi recentemente comprovado por alguns antropologistas e arqueólogos.

Parece evidente que, em regiões de clima particularmente agreste como acontece no Artico, a vida humana não seria possível sem a existência destes cães.

Estes asseguravam o transporte de pessoas e carga através das superfícies permanentemente geladas do pólo sendo progressivamente seleccionados e treinados para o efeito.

Pouco a pouco esta necessidade foi sendo superada por outros meios e a pratica de transporte em trenó puxado por cães deu origem ao desporto de competição denominado Mushing

Em 1850 existe já uma descrição de uma travessia entre Winnipeg e St. Paul na América do Norte em que foram utilizados estes cães com intuito competitivo.

O mushing surgiu, como desporto, no inicio do século XX no Alasca e foi-se lentamente difundindo a outros povos, climas e civilizações.

O aumento de popularidade e a crescente divulgação na imprensa tiveram como consequência a integração deste desporto nas primeiras olimpíadas de Inverno em 1932 na América do Norte. Esta corrida teve lugar em Lake Placid com equipas de 7 cães em 2 mangas de 40 Km cada.

Em 1952 nas Olimpíadas de Oslo, os cães de trenó voltaram a estar presentes como modalidade de demonstração com a variante de pulka.

Aguarda-se a integração definitiva deste desporto como modalidade oficial nos Jogos Olímpicos de Inverno.

UTILIDADE E VANTAGENS DA PRATICA DO DESPORTO

O desporto seja qual for a modalidade em que é praticado é uma escola de princípios e uma forma saudável de orientar e converter a energia em prazer a curto, médio e longo prazo.

A prática de um desporto é um treino de vida.

O mushing mais do que um desporto é uma forma de pensar e de viver.

O convívio e treino sistemático e constante dos cães requer rigor na atitude, generosidade e abnegação no dia a dia e não só durante a época competitiva.

Vem de há alguns séculos esta relação simbiótica entre cães e homens em que a troca de serviços imprescindíveis à sobrevivência de uns e outros é mediada pela relação afectiva que instintivamente se estabelece.

Treinar e liderar uma equipa exige a dedicação e cumplicidade necessárias para ultrapassar os problemas e dificuldades inerentes à pratica de qualquer desporto.

O mushing como desporto alia a necessidade de mostrar e confrontar o conhecimento e domínio da técnica com as capacidades adquiridas em equipa. Mushers e cães têm protagonismo por igual.

É na objectividade da sã competição que se aprende a ganhar com humildade e a perder com dignidade, respeitando sempre uns e outros e, rejeitando de forma instintiva a mentira, a desonestidade e a cobardia.