TeamAlana

TeamAlana

EQUIPAMENTO BASICO INDISPENSAVEL

Atendendo às características climatéricas e geográficas do nosso país, como em alguns outros na Europa, em algumas provas os praticantes (mushers) dirigem triciclos puxados pelas suas equipas de cães ao longo de caminhos de terra batida. Sempre que possível a modalidade é praticada na neve com trenó.


TRENÓ – Uns fabricados em madeira, alumínio, carbono ou outro material seguro, são obrigatoriamente equipados com um travão, uma âncora e um saco para transporte de um cão ferido ou doente.


KART / TRICICLO / TROTINETE – Fabricados com diversos materiais, aparecem nos mais variados tamanhos, pesos e modelos.

ARNÊS – É o equipamento que se veste ao cão para que a tracção se faça de uma forma equilibrada, não prejudicando o esqueleto do animal. Existem vários materiais, donde se destacam os mais leves e com secagem mais rápida.


COLEIRA – Reguláveis e semi-estranguladoras, devem ser largas e resistentes, devendo ser fabricadas num material fácil de cortar.

LINHA CENTRAL – Com uma determinada medida, que se define em função do número de cães e do comprimento dos mesmos, ramificando-se nas Ganglines.


NECKLINE – Linha que une os cães-líder pela coleira;

GANGLINE – Linha Fixa, que sai da linha central e que prende os cães pela coleira;

TUGLINE – Linha que une a parte de trás do arnês à linha central.

AMORTECEDOR – A linha que une a linha central ao triciclo/trenó. É aconselhável com qualquer número de cães, já que absorve os choques das travagens bruscas.

CORRENTE PARA STAKE OUT — Linha ou Corrente que prende os cães ao chão antes ou após a corrida.

E AINDA:

Luz Frontal (Lâmpada para a cabeça, utilizada em corridas nocturnas), Mosquetões de Bronze, Trela Suplementar, Capacete, Roupa e Calçado apropriado,

Se bem que existem já algumas firmas que desenvolvem e comercializam material especifico para este desporto, o acesso ao mesmo está dificultado por estarem sedeadas no estrangeiro.

Alguns Mushers Nacionais têm vindo a fabricar o seu próprio material a partir de matéria prima referente a outros desportos, ver Links.